Home HOME Contato CONTATO
 
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O que é Iniciação Científica?


Iniciação Científica é o processo de incetivo acadêmico à pesquisa destinado aos discentes. Visa inspirar nos bacharelandos o espírito da pesquisa científica como ferramenta de produção intelectual e de auxílio ao movimento da Ciência ou da chamada Pesquisa Continuada.


É uma experiência muito importante para o currículo de pesquisa (entenda-se Currículo Lattes) dos discentes que pretendem seguir a carreira acadêmica realizando Mestrado, Doutorado, entre outras possibilidades. Torna-se também um diferencial ao currículo profissional, pois, demonstra a capacidade do discente à pesquisa, elemento que hoje é bastante observado e aprovado pelas empresas contratantes.


No Brasil, existem atualmente vários órgãos de fomento à pesquisa científica, tais como: PIBIC-CNPq, FAPESP, Banco Itaú, Banco Santander, UOL Pesquisas, FINEP, ABIPTI, órgãos governamentais e não governamentais, institutos de pesquisa nacionais e até internacionais. Ou seja, as fontes de financiamento hoje estão mais abundantes.


Fato é que nem todo projeto de IC é aprovado pelas instituições supracitadas, pois, os projetos passam por um processo de seleção. Outras vezes, os projetos concorrem à uma portaria que divulga um valor máximo de financiamento a projetos de determinada grande área e linha de pesquisa.

 

Orientação para Projetos de Iniciação Científica


Tenho orientado e co-orientado projetos de IC que seguem as grandes áreas e linhas de pesquisa que são do meu interesse. Além disso, quando da discussão da proposta, é sempre ideal ao discente proponente que esteja com os seguintes itens plenamente redigidos e completos: grande área de pesquisa(Ex: Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Engenharia de Software), tema proposto (devidamente delineado e com um foco ajustado), Objetivos Gerais e Específicos (redigidos de forma clara), Motivação do trabalho (são os porquês da relevância e da iniciativa de pesquisa), Metodologia de Pesquisa (usando das normas de pesquisa ABNT mais recentes, elencar os métodos numéricos, computacionais e científicos para a pesquisa em questão), revisão bibliográfica (que conste de fontes fidedignas, de autores que tenham expressão dentro da área e da linha de pesquisa em que se destina a proposta, as referências devem ser atuais e demonstrar o estado da arte do tema).


Atualmente, as grandes áreas nas quais tenho trabalhado em IC são: Arquitetura de Computadores, Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores, Implementação de Software com Tecnologias baseadas em Java, Desenvolvimento de Aplicações em Ambiente Web.

Mário Pardo © 2007 Desenvolvido por Webplus